Presidente
CRIA-FCSH/NOVA, Portugal
CIAS, Universidade de Coimbra, Portugal
Doutorada em Antropologia Biológica pela Universidade de Coimbra e Mestre em Evolução Humana pela mesma Universidade. Presentemente, é bolseira de pós-doc do CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia da NOVA. Membro fundador do GEEvH – Grupo de Estudos em Evolução Humana. Tem como principais interesses de investigação a osteologia humana, a paleopatologia, a biologia e a histologia do tecido ósseo.Tem desenvolvido actividades de comunicação de ciência.
Vice-Presidente
CIAS & CEF, Universidade de Coimbra, Portugal
Laboratório de Arqueociências (DGPC/InBIO), Portugal
Doutorado em antropologia biológica e bolseiro de pós-doc. A sua investigação centra-se nas áreas forense e arqueológica. Coordena os projectos IRonBONE e HOT que pretendem melhorar as competências do antropólogo ao nível do exame de restos humanos queimados. É co-editor dos Cadernos do GEEvH e membro fundador do GEEvH.
Secretário
Richard Marques
Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal; Instituto de Educação e Cidadania (IEC), Mamarrosa, Portugal
Association for World Innovation in Science and Health Education (AWISHE)
Licenciado em Arqueologia e História; Mestre em Evolução e Biologia Humanas; Doutorando em História das Ciências e Educação Científica. No campo da Evolução Humana, investiga o uso de ferramentas por Primatas não humanos; no campo da História da Ciência, investiga as origens da Biologia Experimental Moderna e seu ensino em Oeiras e Coimbra. Membro do Departamento de Programas e Gestão do IEC, pelo qual também organiza e leciona cursos não formais de Evolução Humana; Coordenador do Departamento de História da Ciência do IEC. Associado Efetivo Fundador da AWISHE; Coordenador do ramo de Antropologia e História da Ciência do Projeto Infection Control Awareness Through Education (ICATE).
Tesoureiro
Vítor Matos
Universidade de Coimbra, Portugal
Doutorado em Antropologia Biológica e Mestre em Evolução Humana pela Universidade de Coimbra. Investigador FCT e Coordenador do grupo de investigação “Populações e Culturas do Passado” no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde, Departamento de Ciências da Vida, Universidade de Coimbra. Professor auxiliar convidado no Instituto Universitário de Ciências da Saúde. Co-editor da revista Antropologia Portuguesa. Tem como principais interesses de investigação a osteologia humana, a paleopatologia e a paleoepidemiologia das doenças infecciosas.
1º Vogal
Universidade de Oxford, Reino Unido
Doutorada em Antropologia Biológica pela Universidade de Cambridge, Reino Unido. Professora Associada de Paleoantropologia no Institute of Cognitive and Evolutionary Anthropology, na Universidade de Oxford, Reino Unido. As suas áreas de investigação principais focam os primatas não-humanos como modelos para a evolução do comportamento humano e a arqueologia de primatas, com projetos em África (Guiné, Quenia e Moçambique). É Diretora Associada para a Paleontologia e Primatologia do Parque Nacional da Gorongosa, investigadora associada do Centro de Ecologia Funcional (Universidade de Coimbra) e coordenadora do grupo de Arqueologia Africana do ICArEHB (Universidade do Algarve). Membro fundador do GEEvH e atual Presidente (2013-2016). Co-editora dos Cadernos do GEEvH e editora associada da revista Primates.
2º Vogal
Vânia Carvalho
Câmara Municipal de Leiria, Portugal
Licenciada em História, variante Arqueologia, mestre em Evolução e Biologia Humanas e doutoranda em Arqueologia. Curso de Especialização Avançada em Turismo, Lazer e Cultura. Coordena intervenções arqueológicas e projetos de investigação, musealização e divulgação na área do património cultural, no Município de Leiria, entre os quais a Casa dos Pintores - Oficina Municipal de Arqueologia, o Centro de Interpretação do Abrigo do Lagar Velho, o Museu de Leiria e o Centro de Diálogo Interculturas. Investigadora no CEGOT - Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território e no CIAS - Centro de Investigação em Antropologia e Saúde.
Presidente
Francisco Curate
CIAS, Universidade de Coimbra, Portugal
ICAREHB, Universidade do Algarve, Portugal
Doutorado em Antropologia Biológica pela Universidade de Coimbra. Investigador de pós-doutoramento no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (Universidade de Coimbra) e Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (Universidade do Algarve). É co-editor dos Cadernos do GEEvH.
1º Secretário
Inês Leandro
CIAS, Universidade de Coimbra, Portugal
Licenciada em Antropologia e Mestre em Evolução e Biologia Humanas. Bolseira de investigação científica do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (Universidade de Coimbra). Colaborou nos projectos de investigação “Gestão da morte na Pré-História Recente: práticas funerárias no recinto dos Perdigões” e “HEROICA: Health and Edibles in the Roman Iberia - A case-study for Archaeometry”.
2º Secretário
Inês Santos
CIAS & CFE, Universidade de Coimbra, Portugal
Licenciada em Biologia e Mestre em Evolução e Biologia Humanas. Bolseira de investigação no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (Universidade de Coimbra) e colaboradora do Laboratório de Antropologia Forense (Universidade de Coimbra).
Presidente
Cristina Barroso Cruz
ICAREHB, Universidade do Algarve, Portugal
Doutorada em Antropologia Biológica pela Universidade de Coimbra. Professora Adjunta Convidada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. Membro do grupo de trabalho em Bioarqueologia da Direcção Geral do Património Cultural. A investigação no âmbito da bioarqueologia centra-se na questões de normalização do informação recolhida em contextos de escavação e nas áreas da antropologia funerária. Co-fundadora do GEEvH.
Relator
CIAS & CFE, Universidade de Coimbra, Portugal
Doutorada em Antropologia Biológica pela Universidade de Sheffield, Reino Unido. Investigadora no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde e no Centro de Ecologia Funcional - Grupo de Paleoecologia e Ciências Forenses, Universidade de Coimbra. Tem investigado nomeadamente o envelhecimento ósseo em esqueletos identificados de indivíduos adultos, nomeadamente os factores que afectam a metamorfose nas articulações com a idade. Como investigadora visitante na Universidade de Sheffield tem criado réplicas três dimensionais de ossos humanos de origem arqueológica com os scanners Artec Spider and Eva. É co-editora de Show Us Your Research! e editora assistente Websites links da Paleopathology Association Newsletter.
Relator
Célia Lopes
CIAS, Universidade de Coimbra, Portugal
Doutorada em Antropologia Biológica pela Universidade de Coimbra; Investigadora no Centro de Investigação em Antropologia e Saúde e bolseira de Gestão em Ciência e Tecnologia da mesma entidade. A sua investigação centra-se na área da Paleopatologia, com ênfase nas patologias infeciosas e na História da Doença. Faz parte do Conselho Editorial da Revista Antropologia Portuguesa.